São raízes metálicas artificiais fabricadas com o metal Titânio. Têm a forma aproximada de uma raiz dentária, sendo instalados dentro dos ossos maxilares.

Além de substituir um dente perdido, fechando o espaço, pode substituir a prótese removível por uma fixa e também dar estabilidade a prótese total (dentadura) deixandoas tão firmes como os dentes naturais. Atualmente, pode-se fazer Implantes Dentários em nossa clínica localizada em Porto Alegre e sair com dentes no mesmo dia ou até em 72 horas. São os implantes de carga imediata.

O que existe de especial no titânio?

É um material usado em Ortopedia há muitas décadas. O titânio não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e não apresenta fenômenos de rejeição imunológica. Além disso, tem a capacidade de se aderir ao tecido ósseo no passar de poucos meses.

Em que situações não deve ser colocado?

Apenas em 2 situações: em pacientes com determinados problemas de saúde de ordem geral e quando não houver espessura e altura óssea suficientes para acomodar os implantes.

E quanto à idade?

Não existe limite de idade: a partir da puberdade, qualquer pessoa pode receber implantes Dentários.

Quanto dura a cirurgia para instalar o implante dentário?

Normalmente, entre 60 a 90 minutos. Somente em casos excepcionais esse tempo é dilatado

Se não tiver osso suficiente, existem maneiras de aumentar quantidade de osso disponível?

Sim. Deve-se fazer um estudo minucioso através de exames de imagem especiais para diagnosticar e planejar o melhor enxerto ósseo para cada caso! Atualmente existem materiais sintéticos que se transformam no próprio osso do paciente com o passar de 8 meses da cirurgia, possibilitando assim a instalação dos implantes após este período.

Quais os riscos cirúgicos?

Mínimos. A cirurgia é feita normalmente com anestesia local e é mais seguro que outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, como a extração de um dente incluso, por exemplo. O pós-operatório é muito bom e a maioria dos pacientes não relata qualquer incômodo maior.

 

A prótese é colocada imediatamente após a cirurgia?

Sendo o cirurgião especializado, todos os casos operados podem receber a carga imediata, ou seja, a instalação da prótese no mesmo dia da cirurgia. O único fator que pode impedir esta técnica é a baixa qualidade óssea, necessitando nestes casos, aguardar alguns meses para a instalação da prótese. Quase sempre são próteses acrílicas temporárias, sendo substituídas depois de alguns poucos meses pelas definitivas em porcelana.

A prótese fixada por implantes é melhor que as convencionais ‘‘ponte móvel’’ e ‘‘dentadura’’?

A exemplo das próteses fixadas sobre os dentes, as fixadas sobre os implantes tem como maior vantagem não se soltarem durante a mastigação, propiciando maior conforto, segurança e eficiência. Além deste fator, não existem mais cáries nem problemas em canais, pois o implante é biomecânico. Porém, os cuidados com a higiene devem ser mantidos tais como com os dentes naturais.

Os resultados estéticos são bons?

São excelentes! Alcançamos resultados realmente incríveis com a técnica da implantodontia! Além de manter as próteses fixas muito confortáveis, permite-nos trabalhar com porcelanas de alta performance estética, mantendo um sorriso muito agradável e natural.

Quanto tempo dura um implante dentário? Qual a chance do implante dar certo?

Pode-se afirmar que 95% dos casos de implantes dentário, realizados em nossa clínica em Porto Alegre, durarão toda a vida. Estudos demonstram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 95% no maxilar superior e, 97%, no inferior. Porém estes números se elevam a medida que o cirurgião dentista Implantodontista se especializa e capacita sua clínica e equipe, chegando muito próximo aos 100%.

Do que depende o sucesso do implante dentário?

De vários fatores, mas o principal é a observância do protocolo (receita completa de como e quando se faz o implante dentário), sendo necessário que o profissional seja meticuloso e treinado na técnica. Mais importante do que a marca do implante dentário, é quem será seu cirurgião!

Porque é tão caro?

Por ser um tratamento envolvendo alta tecnologia! Mesmo assim, os preços passaram por um decréscimo considerável. Além disso, existem muitas formas de parcelamento praticadas comumente no mercado atual, facilitando o acesso a várias pessoas.